Jornal Praticidade - Notícias em Taboão da Serra e Região

PlanMob em Taboão da Serra: Construindo a cidade sustentável

Foto: A presidente da Câmara, Joice Silva,  vereadores Eduardo Nóbrega, Ronaldo Onishi, Cido da Yafarma e o Secretasrio Dr. Gerson – Creditos : Eduardo Toleto Portal Otaboanense :

Aconteceu vem ai o  PlanMob e é PratiCidade a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Taboão da Serra realizou na quinta-feira, 14 de setembro, a terceira e última audiência pública antes da elaboração da minuta do projeto de lei para criação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana.

A que parece o governo Taboanense começa a entender que o pedestre e a calçada integram o sistema viário de uma cidade é, sem dúvida, o primeiro passo para uma inclusão que nunca aconteceu no Município de Taboão da Serra.  O encontro ocorreu no Cemur e reuniu servidores da prefeitura e membros da sociedade civil. Tanto que a terceira idade pediu que uma alma acordou na prefeitura de Taboão da Serra.

Uma lei municipal anterior  tentou resolver o problema passando a responsabilidade da manutenção dos passeios para os donos dos imóveis, mesmo sendo um espaço tão público quanto a própria rua usada pelos carros. Mais fácil se eximir.

Não deu certo. Calçadas em péssimas condições, mesmo em imóveis públicos, fazem parte de um cenário desolador para quem precisa se deslocar a pé na cidade. Não por acaso, urbanistas costumam afirmar que o grau de civilidade de uma cidade pode ser medido pelas calçadas e que elas funcionam também como indicador para o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Em que patamar nós estamos, afinal?

Representantes responsáveis pelos estudos e consultoria técnica para elaboração do PlanMob, apresentaram algumas das 91 proposições para melhorias nas áreas de mobilidade geral, acessibilidade, urbanização, educação, participação social e transporte coletivo. As proposições foram elaboradas com base nas discussões ocorridas nas audiências públicas realizadas anteriormente.

Declarou o secretário de Transportes, Dr. Gerson Pereira Brito  “Agradecemos imensamente ao prefeito Fernando Fernandes por estar atento a esta necessidade e por julgar oportuno qualificar o processo de elaboração do Plano de Mobilidade. Tenham certeza que Taboão da Serra será uma nova cidade após a finalização do PlanMob”.

A Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), estabelecida pela Lei Federal 12.587/2012, é um dos instrumentos de desenvolvimento urbano no Brasil e tem como finalidade a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e da mobilidade de pessoas e cargas.

Desde 2015, o plano passou a ser requisito para que municípios com mais de 20 mil habitantes recebam recursos orçamentários federais.

O objetivo do Plano é diagnosticar todos os problemas existentes em relação à mobilidade urbana do Município, promover projeções tendenciais e de melhorias e propor um Plano de Ações com propostas que permitam ao Município tratar a mobilidade urbana de modo integrado aos instrumentos de planejamento já existentes. Contemplando:

  • Acessibilidade para pessoas com mobilidade restrita;
  • Áreas de estacionamento;
  • Áreas e horários de acesso restrito;
  • Circulação viária;
  • Distribuição de bens, cargas e descargas;
  • Infraestrutura do sistema de mobilidade urbana;
  • Mobilidade no espaço público de pessoas e mercadorias;
  • Polos geradores de tráfego;
  • Serviços de transporte coletivo;
  • Sistemática de avaliação, revisão e atualização do Plano Diretor de Mobilidade Urbana;

Atentos as mudanças entre os participantes, estavam  presentes os vereadores Cido da Yafarma, Johnatan Noventa, Marcos Paulo (Paulinho) e Ronaldo Onishi, além do secretário de Governo Pr. Cândido Ribeiro e do comandante da Guarda Civil Municipal Sandro da Silva Léo

 

Autor: Redator Oficial Jornal Praticidade


Notice: the_author_description está obsoleto desde a versão 2.8.0! Use the_author_meta('description') em seu lugar. in /home/praticidade/public_html/wp-includes/functions.php on line 3831
Jornal PratiCidade notícias diárias Taboão da serra e região Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu-Guaçu, e São Paulo /jornalista responsável pelo site - Gilson Santos Jornalista responsável edição impressa - Gerson Brunes dos Santos Matérias não assinadas, não refletem, a opinião do site. Cópias são autorizadas, não modificando o conteúdo citar fonte.

0 Comentários

Deixe o seu comentário

Estes campos são obrigatórios *

História do jornal Praticidade, utilizar por volta de três ou quatro linhas para compor este paragráfo, para fins estéticos e de diagramação deste.

Galeria social